A história dos cuidados paliativos modernos remonta à década de sessenta do século XX, com a fundação do Hospício de S. Cristóvão, em Londres, por Dame Cicely Saunders.
Em Portugal, a introdução dos cuidados paliativos é bastante mais tardia, com as primeiras iniciativas a surgirem apenas durante a década de noventa, do mesmo século, podendo situar-se o ponto de partida, logo no seu início, segundo a documentação conhecida.
Mas, talvez não seja despropositado assinalar que existe uma tradição de assistência aos doentes moribundos com raízes mais antigas, tal como se pode verificar em documentos e textos publicados no passado, alguns dos quais serão aqui progressivamente apresentados. Não temos dúvidas que todos os testemunhos, com significado na matéria, serão úteis para balizar essa história.
Quanto à actividade recente, há que reunir e dar a conhecer a máxima informação, para a partir dela se poder elaborar uma narrativa coerente que revele a verdadeira história dos cuidados paliativos portugueses. Este é o objectivo aqui proposto.
Pode participar, enviando-nos mensagens sobre as actividades (congressos, reuniões, acontecimentos de qualquer natureza, publicações, projectos etc.) relacionadas com os cuidados paliativos portugueses, quer do passado, quer actuais, ou que se anunciem para o futuro. |